20090925

estudo 5














na veia aberta da rosa,
aí nasce o mar mineral
onde navega o corpo
e a irmã de cristo .

os nomes bebendo seiva
num aquário cofre
aberto
inundado

os segundos cozendo
a terra, o forno aéreo,
ventre refeito
inominado













20090920

The Mercy Seat



























































































In Jewish tradition the Mercy Seat (Kapporeth)was the golden covering on the lid of the Ark of the Covenant, kept in the Holy of Holies of Solomon's Temple in Jerusalem.

It is described (Leviticus 16:2; Numbers 7:89) as flanked by two cherubim with their faces turned toward each other — the sole exceptions to the ban against graven images.

The Mercy seat represented the throne of God. The wings of the cherubim outspread over the top of the Ark of the Covenant are described as forming the throne of God, while the ark itself is his footstool (Exodus 25:10-22; 37:1-9).

The Ark of the Covenant (ארון הברית in Hebrew- aron habrit) is described as a sacred container





















































































































20090904

"Acordem-me quando Setembro acabar."


















































Meus heróis Morreram de overdose. Meus inimigos Estão no poder. Ideologia!Eu quero uma para viver. O meu prazer Agora é risco de vida. Eu vou pagar A conta do analista Para Nunca mais Ter que saber Quem eu sou. Ah! saber quem eu sou..

Pois aquele garoto Que ia mudar o mundo, Mudar o mundo, Agora assiste a tudo Em cima do muro. Em cima do muro...




















-------
texto: "ideologia", por Cazuza
imagens: lago Bled, e outras formações temporárias do caos

20090624

Perfection. The Eden. [Deus Ex Machina]








DEUS EX MACHINA
Expressão latina, significa literalmente “deus da máquina” ou "deus de dentro da máquina "; alude a um instrumento mecânico utilizado na tragédia clássica e que permitia a uma divindade ou ser sobrenatural descer sobre o palco, oferecendo dessa forma uma saída para uma situação aparentemente irresolúvel; hoje em dia a expressão é geralmente utilizada num sentido mais lato, para designar uma resolução forçada ou fácil dos acontecimentos numa obra.










A Tragédia é porventura a forma dramática privilegiada pra explorar a relação entre os planos divino e humano. O quase obrigatório destino infeliz do herói trágico – a catastrophe -, ainda que dependente de forças para lá do seu controlo, tem tradicionalmente o seu motor inicial num erro ou falta (hamartia) do próprio. Mesmo que se encare o protagonista como fundamentalmente inocente – ou seja, que se aponte a contingência do erro e o absurdo do castigo, cuja desproporção define em grande medida o trágico -, o desenrolar dos acontecimentos não deve depender, de acordo com a teoria clássica da tragédia, de um capricho divino. A contingência estará presente no erro, mas não no castigo, que depende de uma ordem, mesmo que injusta.








O mecanismo do deus ex machina foi criticado pelo mais influente teórico da tragédia, Aristóteles, que insiste no “liame da necessidade e verosimilhança” como vector essencial da mesma (Poética, ed. p.116) - isto é, numa causalidade sem falhas no desenrolar da trama, única forma de provocar o desejado “efeito trágico”.






Aristóteles, Poética, ed. Eudoro de Sousa, Imprensa-Nacional Casa da Moeda (1998) .
http://www2.fcsh.unl.pt/edtl/verbetes/D/deus%20ex%20machina.htm

20090619

Suburban shootout - (Donas de Casa Perigosas)







Donas de Casa Perigosas (ou Suburban Shootout) é uma satírica comédia negra britânica, em que Joyce Hazeldine (Amelia Bullmore) e o seu marido agente da polícia se mudam para a aparentemente calma cidade de Little Stempington, mas Joyce acaba por descobrir que há dois gangs rivais de donas de casa, um liderado por Camilla Diamond (Anna Chancellor) e outro por Barbara Du Prez (Felicity Montagu). Às 21.45 também na SIC Radical.

20090615

Home

"O fotógrafo Yann Arthus-Bertrand tornou-se célebre pela série de fotografias intitulada "A Terra vista do céu", que deu origem a uma série de documentários televisivos do mesmo no nome. Recentemente, Arthus-Bertrand uniu esforços com realizador de cinema Luc Besson ("O Quinto Elemento") para produzir "Home", um documentário que serve de alerta para os grandes desafios ecológicos que o planeta enfrenta através de imagens impressionantes e surpreendentes da natureza recolhidas nos cinco continentes, nos oceanos e glaciares. A ideia é incitar o espectador a reagir contra graves problemas ecológicos actuais como o aquecimento global ou a exploração desmesurada dos nossos recursos naturais: combustíveis fósseis, solos de cultivo, água potável, recursos marinhos, etc. Confrontando o espectador com imagens sublimes da natureza que está em risco de desaparecer a curto ou a médio prazo, Luc Besson e Arthus-Bertrand esperam incitar o espectador a agir no imediato para impedir a destruição desses ecossistemas.

Este documentário tem a particularidade de ser lançado simultaneamente em todo o mundo, nas principais cadeias de televisão, no cinema e na internet. "Home" está disponível neste endereço do YouTube. A data escolhida para a estreia foi 5 de Junho, o dia mundial do ambiente. Em Portugal, "Home" teve direito a transmissão na RTP 2 pelas 20:30h."





20090530

The Misfits











Roslyn: We're all dying aren't we. We're not teaching each other what we really know, are we?


















Perce: So what I want to know... what I want to know is: who do you depend on?
Roslyn: I don't know. Maybe all there really is is just the next thing. The next thing that happens. Maybe you're not supposed to remember anybody's promises.








.