20060226

-19







Protect me protect me


.




.

. It's the disease of the age. It's the disease that we crave



.
a brownie, a gata, fica inquieta quando a sua areia está suja. porque os seus instintos "dizem-lhe" que o cheiro pode atrair predadores para a localização da sua toca. apesar de não existirem predadores para ela, cá em casa. foi uma grande coisa que nós pessoas conseguimos. acabar com os predadores. todos deviamos ficar felizes só por isso. deviamos dizer a nós próprios "já não há predadores", e sorrir.
"
mas agora existem outros predadores, as corporações" disse o joão, não sem uma certa ironia. até que ponto esta ideia é credível? sim, para os países pobres, eufemisti-cinicamente chamados "em desenvolvimento" de certo modo é literalmente verdade. corporações: os lobos mascarados de ovelhas. homo homini lupus. corporações, mais um nome para o império.

organizações imperiais, onde a responsabilidade e a humanidade estão diluídas como uma solução homeopát
ica. estados, impérios, onde se podem tomar decisões de vida e de morte sobre míriades de outros seres vivos, de pessoas simples como nós, com um decreto, uma decisão ministerial, sem rosto, abstractamente. o império armado que decide predar outros povos, outras terras, outros ecossistemas, sem consciência, numa embriaguez de poder. "corporações" é apenas mais um nome para o império. a entidade que, se exeptuarmos os vírus, se tornou o único predador dos humanos actuais.
como todos os impérios, a corporação "desumaniza" a percepção do outro.
não se trata de um bebé. trata-se de u
m consumidor. um soldado. um agente.
.
... .
até que ponto precisamos de acreditar em predadores que nos ameaçam, porque como a brownie, os nossos instintos estão programados para isso?
para manter acesos os nossos instintos a industria cinematográfica amplifica os predadores: os psicopatas, os tubarões, os extra-terrestres.
mais assustador é que nós, o publico que consome esses filmes nos países ricos, somos os predadores dos explorados nos países em desenvolvimento.
Protect me from what I want...
Protect me protect me


nós somos os predadores da bioesfera. Já não há predadores porque nós nos tornámos os predadores. os meta-predadores, aqueles que se comem a sí-próprios.o mais assustador é que a brownie, sem saber vive com um membro da espécie mais predatória do planeta. como um daqueles peixinhos que acompanham os tubarões.







No comments: