20070716

Life's a beach (n den u...)


Já ouviste falar de Luff Ada Demar Fresko?















A Vila do Conde no festival das curtas é iç O mesmo. Um gaje chega a esta idade e axa que já viu muita coisa, que esta país é só cartões de crédito e malta a esfolar o couro a uns e aoutros para paga-los, e que a única novidade novidade já nem está no continente nem nas ilhas, mas são os radares, e os 1ºs Minetes concursos falsos, a correr à pata-choca pelo planeta fora, e que ninguém sabe se afinal das contas sempre atracam de popa ou abafam o canudo.

Mas não.

Há coisas novas. Um gajo chega a esta idade e pensa: Vila do Conde é lá para os lados do Valentim Ladrão, daqueles suburbios do estádio do dragão com vivendas coloridas e murcões bêbedos ao volante.

Mas
não.

A Bilinha do Cuonde é uma lufada de ar fresco, com aqueles campos de milho verde e o mar ao fundo, umas relíquias arquite(c)tónicas góticas e medievais muito bem estimadinhas, muitas flores, umas praias à maneira (até chegar à Póvoa onde começa a marabunta e a confusão toda). E um hotel novo chamado Villa C , que é feio como carago por fora mas um palácio minimalista por dentro, com a piscina mais cool que alguma vez
existe na face da terra http://www.villachotel.com/.

Como dizia o D., um dos organizadores do festival que começou à
15 anos, "isto é uma pasmaceira, se não fosse as curtas eu estava alcoólico". Aquilo está muito bem feitinho, o auditório municipal é um brinquinho, vira-ç à esquerda e come-se uma francesinha de Vila (que não "é" como as do porto, "é" mais maneirinha) e um bolo e chocolate na gabi, isto a tudo a ouvir Cypress Hill por exemplo, vira-se de novo à esquerda tens a tenda onde vês mais filmes, desces o elevador que emerge na praça cheia de canteiros de flores muito estimadinhas, até ao -3 e estás no parque de estacionamento, onde se fazem raves da 1.00 até ao pequeno almoço, (bai maiz uma francesinha), e está tudo tão bem feitinho que até enquanto as moçoilas do bar do auditório são rolicinhas a deitar por fora, as moçoilas do bar -3b da naite são enxutas que nem umas trutas. Depois sobes a estrutura metálica, mesmo ali na mesma praça, e entras no Solar, espetacularmente bem estimado, todo de pedra escura, onde se fazem as exposições de arte cinematográfica.

E mais, ainda há mais! Atravessa a rua lá para trás e estás no Ramon, a comer que nem um Conde, desde lampreia, açorda de marisco, tudo e mais alma coisa, do melhor em serviço e simpatia que já vi. Depois ainda à o Forte, e os barzinhos da praia, e muito mais. Parabéns ao pessoal da Vila, alguns deles fazem parte dos 7 magníficos que vão tocar esra quarta 18 se não m'engano no Lux. Lufada de Mar fresco, carago, o único senão são os 300 & tal Km de Lisboa e 18 ouros de portagem.


Buou ali já Bêynho.









































A povoação de Vila do Conde é muito antiga, anterior à fundação de Portugal, e o seu topónimo não sofreu alterações, era já Vila do Conde. A primeira referência a Vila do Conde é do ano de 953 no livro da condessa Mumadona Dias onde é referida como Villa de Comite.


D. Sancho I apaixonou-se por D. Maria Pais levando a que a vila passe a estar na posse desta. A sua tetraneta, D. Teresa Martins e o seu esposo Afonso Sanches, filho ilegítimo de D. Dinis, fundam o Real Mosteiro de Santa Clara, em 1318.

O Convento de Santa Clara de Vila do Conde, que foi uma das maiores e mais ricas casas religiosas femininas portuguesas.

Conta-se que a certa altura da história do Convento de Santa Clara de Vila do Conde havia bastante relaxamento na vida religiosa das monjas. Orgulhosas, recusavam os trabalhos, davam-se a falatórios inconvenientes e eram pouco zelosas em acorrer à reza das horas canónicas.

Mas havia uma excepção, a irmã Berengária. Humilde, cumpridora, imitava os melhores exemplos das passadas Clarissas, não se furtando às tarefas mais humildes, que executava com alegria e sentido fraterno.
























e a vida é "curtas"



http://www.curtasmetragens.pt/



life's a bitch and back stage sluts



FESTA DE ENCERRAMENTO
BACKSTAGE SLUTS [UK]Sábado, 14 de Julho. Os Backstage Sluts são autores dos maiores bootlegs de 2006… Stevie Wonder, Prince, Chemical Brothers, Charlatans, Janes Addiction, Kanye West. Velvet Underground, Rage Against The Machine, The Kills e Armand van Helden foram alguns dos artistas remisturados. Já estiveram em tournée com Prodigy durante 14 datas no Reino Unido, juntamente com os Audio Bullys e os Vacatian DC. São uma das duplas mais requesitadas do Reino Unido










Entre 7 de Julho e 23 de Setembro, em Vila do Conde, a essência de Hitchcock invade a “Solar”- Galeria de Arte Cinemática e revela “Under Hitchcock”, uma exposição de arte contemporânea, onde artistas nacionais e estrangeiros, atestam nas suas criações a influência artística da obra e imaginário de um dos maiores mestres do “suspense”.

3 comments:

sonho said...

e não descreves o "destino" de Sta Clara durante tantas décadas?

e das suas meninas...

Anonymous said...

E as sereias de Vila do Conde são como aquela que ali mostras?

Para quando uma ala só com sereias no Oceanário de Lx?

Ora aqui está uma ideia que nenhum dos candidatos à CML explorou - toscos - depois admiram-se da abstenção...

1.01 said...

Tudo tudo,
um oceanário de freiras em bikini com botijas de oxigénio tb não era mal.

Clara, claríssima!


:)
abraços