20080812

o coração a bater nos pés



antes de sair de casa li esta passagem que me acompanhou toda a semana:

por vezes tens de dar atenção aos teus pés. Retirar docemente os vestígios de sujidade entre os cinco dedos. Mas a água é um material que não interfere no coração.
[...] tudo o que existe no tempo é sujo. O tempo traz com ele a sujidade. A sujidade existe entre os minutos como existe entre os dedos dos pés. Limpa pois com água perfeita a sujidade entre cada minuto: mas isto não consegues.*

Os pés acabados de lavar levaram-me para diante do coração carregado de tempo, levaram-me às costas como se carrega uma pena, que se torna cada vez mais leve à medida que o tempo se vai lavando com danças entre amigos pé de xumbo, surpreendidos por quanto o coração pode bater em todo o corpo ao mesmo tempo.


O corpo exausto de música e movimento ganha Paz de espírito para distinguir entre liberdade e perdição, entre amor e submissão. Entre o tempo da amizade, o tempo da paixão, e a sujidade que vem com o tempo.



























































O coração é um orgão imoral, sem higiene. É uma víscera que se suja quase tanto como os pés. Mas não se limpa tão facilmente como eles.*




















































* in "A perna esquerda de paris" por Gonçalo M. Tavares

10 comments:

Jo said...

é... a dança tem esse efeito :D
beijos**

Elfen Queen said...

Vc já ouviu falar nos 3 níveis de seleção? Acho que não e se ouviu não entendeu. Skinner tem uma boa explicação sobre a criatividade. Vá estudar.

1.01 said...

Elf Queen, você não precisa estudar essas coisas, você precisa de ajuda e muito amor, aliás, como todos nós...

Eu tenho aqui debaixo da língua uma boa teoria sobre o que leva tipos como o Skinner a fazer teorias como a que ele faz.

Elf Queen, você já arranjou mais uma guerrinha para despejar o seu ódio e arrogância defensiva não foi?
E eu caí nisso...

*

Elfen Queen said...

E eu tenho aqui debaixo da língua uma boa teoria sobre o que leva tipos como vc a ir até o meu blog me oferecer a salvação.

1.01 said...

Optimo, estamos quites.
Ainda bem que tem uma coisa tão interessante debaixo da língua.
foi um encanto conhece-la, não mereço tanto.
Agora peço-lhe um favor, pare de espalhar propaganda behaviorista e darwinismo social pelo mundo, o George Bush e os seus amigos já fazem o suficiente.

até mais ver.

1.01 said...

Maria:
tu sabes bem que a dança faz isso... e as pessoas que dançam também.
*



(desculpa esta interrupção na conversa. Ainda tenho o péssimo defeito de responder a estas coisas. Sobe-me a mostarda ao nariz tão facilmente.)

R. said...

É,amigos e dança faz bater o coração assim...foi o que fiz estas férias :)


dançAR*


Um beijo.

1.01 said...

Vertigo:
também andaste nas andanças? não te vi por lá; fui 4ª e 5ª feira e estava um maralhal imenso.
Ai aquele hidromel...

NARNIA said...

Zerinhos ;)))
Beijooo

~pi said...

as sim

tal

ex ces

siva

verd

ade...




~