20070221

Tão Boa




bendita lisboa
Tão Boa lisboa
Vou chegar e ficar, finalmente, por tempo
suficiente.

Vou tomar banho de luz e de noites,
subir ás colinas e às ancas
beber-te que nem um perdido
inspirar Tejo até deitar o seu sal pelas lágrimas.



Lisboa, bendita Lisboa, baleia encalhada, elefanta esguia,
macaca linda,
puta sagrada,
mulher-homem,
vulva de pedra,


árvore de liós.






ostra gigante,
velocidade das trevas,

parto púbere,
velha prematura,

Rissol de camaleão
par de corvos,

castelo de chulos,

axila de algas,
filha de Poseidon.


vou deixar-te comeres-me todo
cozido na tua humidade,
penetrar todas as tuas avenidas de uma ponta à outra,
esconder-me nas tuas sombras
ouvir-te os pássaros, os eléctricos, como uma sinfonia,
sentir o sal do bacalhau a queimar os lábios,
o gemido dos teus terramotos,
e depois,
fumar um portugûes sem filtro.





ginja azul turquesa
Última estalagem antes do Atlântico
Sol-fêmea,
calçada de sonhos.
Meu amor,
minha mãe,
cadela fiel,
gata vadia.





"Estou hoje dividido entre a lealdade que devo
À Tabacaria do outro lado da rua, como coisa real por fora,
E à sensação de que tudo é sonho, como coisa real por dentro."






9 comments:

NARNIA said...

Benvindo!
AS ruas são luas de tequilha, ardem puramente, brilham e segredam palavras.A ponte como um fogo fáctuo inclinada sobre o Tejo como se o beijasse, e mais aquela Alfama de efemérides, em toda a Lisboa.
Com alma que pena disfarçado de pombo de Rossio de dia, de mulher de noite, com voz de Bairro Alto
e nas faldas do Castelo mudarei ainda asas gastas e húmidas de maresia.

Lara said...

Lisboa maravilhosa....

Ando tão saturada da net, que passei para te dar um jinho :)

A. said...

no Vertigo...?


...acredita que me encontrarás por lá um dia.sossegada.a ler.e a beber um doce chá de menta.





passou lá muitas e tranquilas horas de boa solidão.

coincidências.bonitas coincidências...e um enorme sorriso, C.

1.01 said...

seja Vertigo.

*

Frioleiras said...

Bem... o md é tão, tão pequeno ...
O Vértigo ... ando por lá...
troquei a Baliza por ele...
O tecto do vertigo ... onde o fui encontrar...
Se calhar ... já nos vimos tds ...

Quem és tu O.O ?
Outro Merdinhas? Outros 1001 Holes !.........

F.

Frioleiras said...

Ah, esta é para a.
o melhor chá do Vértigo é o de jasmim...
jasmim de verdade
sabor...
cheiro...
mt cheiro...
mt sabor ...

1.01 said...

Gosto muito do café. Hoje pedi um abatanado. Já não me lembrava deste termo, que pedi muitas vezes antes de ir para a Ilha. (já agora, dantes pedia muito mazagrans- tem de se misturar o açucar na bica antes de despejar para o gelo- mas na ilha não há cafés expressos em ebundância nem muito calor).

Enfim, chá de Jasmim e de Menta. Gosto dos dois. Há um chá que eu gosto muito de beber de noite, o Lapsang Shuson, mas
quase ninguém gosta porque é fumado, sabe a fumo.

Enfim, chá de menta fixe fixe é em marrocos, o pior são as vespas.

Hoje estive para pedir qualquer coisa para comer, mas não me apetecia nenhum daqueles bolos.

O de chocolate tem um óptimo aspecto...

Mas eu desde que comi "Death by Chocolate" na ilha tenho muita dificuldade em ficar por menos...

Eu estarei quase sempre a beber abatanados, a não ser que esteja com pressa e peça uma bica.

De resto, normalmente ando mal vestido e tenho cara de quem tem o "coração despejado" como diz o Pessoa na Tabacaria.

*

Frioleiras said...

O.O,
Em resposta ao q m disseste no meu blog ...

As aulas de Tango da Barraca não exprimentei ... andei, há dois anos, mais ou menos, nas de tango dos Bombeiros de Algés ... Na altura achei giro ... mas não sei se ainda fazem... Olha vai haver uma coisa mt , mt, boa...
No próximo sábado, no CCB ...
um espectáculo mt bom:
O Dido e Eneias ... A não perder !!!!

E a 8 de Março ... Les Arts Florissants (com música antiga, na Gulbenkian)

Boa estadia !

Ah! e não te esqueças de deambular por Santos , Lg Vitorino Damásio, Janelas Verdes, D Carlos I etc e, na Baixa, a zona da Bica... Bicaense, Baliza, Dantas, Chiado, Vertigo, Bairro Alto etc...

Há um bar que adoro, tb, aberto, giro...mesmo no coração do Camões, no rés-de-chão do Hotel do Bairro Alto, com a entrada pela Rua do Alecrim... giro, cool, urbano !

Boa estadia !

F.

1.01 said...

Obrigado Friol pelase sugestões! Vou tentar apanhar todas as flores de luz e som que me mandas.

A., não estavas ontem ao fim da noite no V. com uns
http://www.countryside-closeouts.com/images/red-glasses.jpg
?