20070223

vinte e três de fevereiro foste andando andarilho em fogo amigo


"Meninas perdidas eu sei, mas só nessas vidas me achei
"






Diz hoje o Janita no DN, "deveria ser mais ouvido e lembrado". Merda, qual quê, deveria ser mais cantado, mais cantado mais cantado. As minhas guitarras sabem de cor "moda do entrudo", "Maria Faia" "Lago de Breu", "Pombas brancas".
Cantem se puderem,
bebam o sortilégio da rima e do labirinto
do nosso Maior Bardo.

no lago do breu
A noite não vem sem sinais
que fazem tremer os mortais,
os dedos da morte vão juntos
para amortalhar os defuntos

E um rio de sangue de um peito aberto sai

O vento que dá nas canas do canavial
E o som da bigorna como um clarim do céu

Rios que vao dar ao mar
Deixem meus olhos secar

Senhor Barqueiro
Quem leva aí
Dao Dim
Na barquinha d'Aladim

Sou como o morcego vejo sem ver
Sou como o sossego sei esperar

Se ela não vier de madrugada
Outra que eu souber será pra ti

O mar é tao grande
E o mundo é tao largo
Maria Bonita
Onde vamos morar
Ganho a camisa
Tenho uma fortuna
Em terra alheia
Sei onde ficar
Eu sou como o vento
Que foi e nao veio
Maria Bonita
Onde vamos morar

Sino de bronze
Lá na minha aldeia
Toca por mim
Que estou para abalar
E a fala da velha
Da velha matreira
Maria Bonita
Onde vamos penar

Fragância morena
Portal de marfim
Ondina açucena
Chamando por mim

Aquela pomba tao branca
Todos a querem p'ra si

Verdes prados, verdes campos
Onde está minha paixão
As andorinhas não param
Umas voltam outras não

De nao saber o que me espera
Tirei a sorte à minha guerra
Recolhi sombras onde vira
Luzes de orvalho ao meio-dia
Vítima de só haver vaga
Entre uma mao e uma espada
Mas que maneira bicuda
De ir à guerra sem ajuda
Viemos pelo sol nascente
Vingamos a madrugada
Mas nao encontramos nada
Sol e àgua sol e àgua
De linhas tortas havia
Um pouco de maresia
Mas quem vencer esta meta
Que diga se a linha é recta


O MUNDO É BOLA DE FOGO NEM TODOS FICAM A ARDER
Ô-RI-Ô RI-Ô-RI-ÔI-RÔ RI-Ô-RI-RÔ.


5 comments:

Anonymous said...

Uma homenagem ao Zeca Afonso, autor, cantor e compositor ao nivel do blog 0ponto0.
O Zeca estava acima dos assuntos meramente politicos que levam as pessoas a afastarem-se do seu talento. Uma morte precoce afastou-o do reconhecimento mundial. gramei muito da referência à origem do Zeca, o fado de Coimbra.
Bardo é a palavra certa para o Zeca Afonso.

NARNIA said...

Hoje fico sem palavras, o essencial já foi dito.
Quedo-me lendo em silêncio.

1.01 said...

Abraços e beijos, respectivamente.

Muito obrigado pelos vossos comentários, que são sempre um grande consolo e abraço.

Venham mais 5 de uma assentada que eu pago já.
:)

1.01 said...

E se o Zeca era político eu sou o Paulo Portas.
Se o Zeca era político, Fernando Pessoa, que brindou o Antigo Regime ao início, e que falou sobre a Coca-cola,
é um publicitário fascista!

E Herberto Helder é um corrupto dos fundos europeus.

Se o Zeca é político, Portugal é o Colombo, e o Alentejo é um campo de golfe.

O Zeca é a Morte e a Vida, a Porta onde se cruzam os dois mundos no Samain,
Pena é quase nunca sorrir...
Porque seria?

A. said...

__________________________sofria.









sei que sim._____________________.