20071112

ensaios dantescos com Jesus & Mary Chain [0.03] (colecção "tudo para o lar!")


i'm going to the darklands to talk in rhyme with my chaotic soul
and heaven i think is too close to hell...
to the place where the darklands are.
i want to go, take me to the dark, oh god I get down on my knees





1. No canto X do Paraíso, Dante refere que subiu à esfera do sol e viu sobre o seu disco uma coroa ardente de doze espíritos, mais luminosos do que a luz contra a qual se destacavam. Tomás de Aquino, o primeiro, cita-lhe os nomes dos outros; o sétimo é Beda [...] Trata-se de Beda o Venerável, diácono do mosteiro de Jarrow e autor da Historia ecclesiastica gentis Anglorum* redigida no século VIII d.c. [...] Beda dominava o latim e conhecia o grego. Tudo o interessava: a história universal, a exegese da Escritura, a música, as figuras de retórica, a ortografia, os sistemas de numeração, as ciências naturais, a teologia, a poesia latina e a poesia vernácula.
Não obstante, há um ponto sobre o qual observa deliberadamente silêncio.

2. Na sua crónica sobre as missões que acabaram por impor a fé de Jesus aos reinos germânicos de Inglaterra, Beda poderia ter feito em relação ao paganismo saxão o que Snorri Sturlson, quinhentos anos depois, faria relativamente ao escandinavo.

Poderia ter esboçado ou explicado a mitologia dos seus maiores. Previsivelmente, não o fez. A razão é óbvia: a religião, ou mitologia, dos germanos estava ainda muito próxima. Beda desejava esquecê-la, queria que a sua Inglaterra a esquecesse.

Nunca saberemos se aos deuses que Hengist adorou os espera um crepúsculo e se nesse dia tremendo em que o sol e a lua serão devorados pelos lobos, da região do gelo partirá uma nave feita de unhas dos mortos...



3. Diz-nos Beda que Fursa foi um asceta irladês que converteu muitos saxões. No decurso de uma doença foi arrebatado pelos anjos em espírito e subiu ao céu. Durante a ascensão viu quatro fogos que tornavam rubro o ar negro.
Os anjos explicaram-lhe que esses fogos consumirão o mundo e que os seus nomes são


Discórdia
Iniquidade

Mentira

Cobiça.


Os fogos cresceram e juntaram-se e chegaram-se até ele; Fursa temeu , mas disseram-lhe os anjos:
não te queimará o fogo que não ateaste. Com efeito, os anjos separaram as chamas e Fursa chegou ao paraíso, onde viu admiráveis coisas.







and i awake from dreams to a scary world of screams
and heaven i think is too close to hell

i
want to move i want to go, i want to go take me to the dark
oh god I get down on my knees



-----------------------------------------------------------------------
in
Nove Ensaios Dantescos por Jorge Luís Borges
* história eclesiástica das gentes inglesas

6 comments:

Anonymous said...

"Ceci n´est pas une pipe."

_________________



Vou.




Beijo.



___________________? Mas volto.

Anonymous said...

"O restante não me importa; espero que o esquecimento não demore. Desconhecemos os desígnios do universo, mas sabemos que raciocinar com lucidez e agir com justiça é ajudar esses desígnios, que não nos serão revelados."

___J.L.Borges_________


Para te dizer das sombras que não vês.


Ouves?


Beijo.

1.01 said...

This is not a comet

:)

isto não é um cometa


Cheiro as sombras que não vejo

e escorrego
pelo labirinto do ouvir
até cair numa determinada memória a saber a café acabado de apanhar

in historia fantastica das gentes de Olissipo

catarina said...

E não terá sido desnecessário ires dizer que teria sido desnecessário falar sobre palavras desnecessárias que diziam que as palavras eram desnecessárias tanto que até já desapareceram?

beijinho

1.01 said...

Acho que não. Era necessário ir dizer-te que as palavras desnecessárias sobre as palavras que diziam que as palavras eram desnecessárias tinham afinal as prmeiras palavras desnecessárias sido apagadas porque eram desnecessárias, de facto.

outr0.03 para ti.

1.01 said...

perdi-me...
desnecessáriamente