20070528

Diário de um...gajo que adorava fazer a vontade à PJ Harvey



Ela disse "apresentas o teu pai como um bananóide". Errado. Não apresento o meu pai como um bananóide. Apresento-o como um homem que tem falhas, defeitos, feitios, e virtudes, um ser humano, uma coisa viva. O meu pai não é um bananóide, o meu pai é um homem do tipo daqueles de quem tu te aproveitaste por serem de algum modo brilhantes mas frágeis e mandaste ao chão, como a tua mãe mandou o teu pai ao chão... E porque ela o fez, contribuiu para o fazer, passaste a maior parte da tua infância sem pai... Não tens triunfo dos homens que fodes a rebentas, tens triunfo sobre o teu pai.
/

Ela veio de Barcelona. Fez-lhe uma surpresa, e brincaram os dois às escondidas como se fossem adolescentes. O meu pai percebeu que estava a construir um deserto, e que estava a preferir manter o ódio e a solidão ao amor, ao cuidado e à companhia, que estava a preferir o charco do ressentimento à aventura do sentimento. Estão bem os dois, juntos. Por agora. Mas o monstro está sempre à espreita...

Como diz alguém, "os amantes não devem amar em público..." Eu não acho, e estive a ler a biografia do autor que escreveu esta peça (tenho que completar o post) e fiquei com algumas
dúvidas até que ponto é um artista livre. Não, os amantes devem amar em público. Mas devem ser também guerreiros, e estar prontos para matar aqueles que tentam matar o amor.
Devem estar preparados para defender a vida, o amor, a verdade e a liberdade com a própria
vida. O amante não deve nunca estar preparado para ser um mártir, mas sempre preparado para ser um herói.

O Medo de ser livre provoca o orgulho de ser escravo. Mas todo o orgulhoso de ser um escravo sonha em ser um Senhor. Nisto acho que Hegel tinha razão.

5 comments:

Depois de mim said...

Eu também acho que tinha razão... O problema é que de nada adianta sonhar em ser um Senhor.

Beijo

E sim, devem amar em público.

1.01 said...

http://iacmusic.com/Uploads/56149_-_Irene.jpg

A. said...

ah!

A. said...

Como diz alguém, "os amantes não devem amar em público..."





...isto.

_______________________________...

Maria Ostra said...

PORRA!