20070411

Nasci em Sta Maria de Belém, no hospital militar da estrela, em 21 de Março de 1971. Fui para Angola com a minha família com um ano porque o meu pai era capitão do exército. Depois voltei aos 3 anos, vivi em Pedrouços, entre Belém e Algés, e cerca dos 8 anos mudei-me para Carnaxide, um dos suburbios mais populados de Lisboa. A avenida Portugal tem prédios enormes de cada lado, a zona é de serra e é impressionante ver os monumentos de betão a nascer nas colinas como cogumelos geométricos, todos às riscas. Mas ali mesmo ao pé vive gente que pasta cabras, que vive em cabanas, depois a serra de carnaxide, luxuriante, com o aqueduto a nascer, e se subires a serra vês o Palácio da Pena ao longe. A vida na casa da minha avó em pedrouços era de suburbio quase rural. Iamos assaltar quintais para roubar fruta, fugiamos dos cães, voltavamos a casa para o pão com marmelada e ouvir a Radio Renascença no transistor já velho nessa altura, à mais de trinta anos atrás, mas que ainda funciona, com elásticos à volta da sua protecção de ouro.
Mas a vida em Carnaxide era um pouco diferente. Não havia quintais, havia estradas e arcadas de betão, e depois havia a serra, selvagem, com um sem parar de cigarras, alcochofras espinhudas, e muitas papoilas.






Depp's Ed ward is found living alone in the attic of a gothic castle, two settings
that have regularly been the dwellling place of numerous Burton characters.


There's a sense of isolation in that. Symbolically I associated it with isolation. But it's also a reaction against the suburban home in some ways. It's like, if you're grown up and lived for your whole life in one of these, you start imagining all sorts of things as a reaction against that. It was always a desire to be up, or out, or away, and in an envorinment that was not like being inside a shoe box.
[...] Growing up in suburbia is like growing up in a place where there's no sense of history, no sense of culture, no sense of passion for anything.
You never felt there was an attachment to things. So you were either forced to conform and cut out a large portion of your personality, or to develop a very strong interior life which made you feel separate.



The film can also be seen as a Burton's version of the beauty and the beast, a fairy tale...with an epilogue featuring Winnona Rider as an old woman telling her granddaughters the story of Edward

That's such a classic theme. Someone said that there were only five stories, well that is one of them. It's a theme that it's in thousand stories and any number of horror pictures.




No comments: