20070407

O homem que Ostara de palavras. As pessoas que nos dão vida.

"Epá, foi mesmo do baril ter estado contigo naquela ditosa noite da re-união das tropas e do reapontar dos torpedos! Tás em grande ó altíssimo! Isto de passar a vida a acender lamparinas nas cavernas abismais da congénita cegueira que nos separa da verdade, e da vida, parece fazer mesmo bem à ialma, sim senhor! As forças do alto estão contigo!

Envio-te só agora os ex-critos, que de facto, uns meses depois me dão ideia de ter que passar não pelos ofícios da costureira mas sobretudo pelo machado do lenhador ou o facalhão do talhante… seja como for envio-te este primeiro rascunho, não para que percas muito tempo nele, mas para que me digas, à primeira vista, onde achas mais premente fazer cair a lâmina. A parte do instrumento, da análise estatística e dos resultados, é que talvez pudesse ficar mais a teu cargo já que reconhece em ti a honrosa paternidade!

Cravado no madeiro da separação e do desamparo, coroado pelos espinhos da castração e aceitando sem pestanejar as agruras da condição, com os olhos no alto, deixando-se sonhar pela divina rêverie (introjectando pensamentos oníricos do paraíso) elaborou as trevas da finitude, e foi salvo! (palavra do delírio chagasiano, yá-mén!)"

Eu sempre disse que este gajo amava as palavras e por isso é especial. Quem ama as palavras como ama coisas vivas é especial, é humano, por mais fraquezas e defeitos que tenha.

Palavras e música, são as coisas mais importantes da condição humana. O resto são bifes, fibras, e fluidos orgânicos, nada mais que isso.
As pessoas que mais valorizo e que me deram as melhores coisas na vida foram as pessoas que me deram palavras e música especiais.
Lembro-me da primeira vez que ouvi mexer o embrião desta ideia: foi quando CAD disse, em pleno Caos e Metapsicologia, (com aquela banda de chill out psicadélico em som de fundo ao vivo onde tu camarada NO tocavas baixo) "Beethoven ouve-se com o corpo todo".

E o Joni que me mostrou Placebo, Mogwai, God Speed You Black Emperor, Cat Power, quando eu pensava que já não havia nada de novo debaixo do sol.
Tu que me deste A Perfect Circle, Corvus Corax, Luar na Lubre, e me fizeste redescobrir Depeche Mode na carne e nas circunvalações lunares do cérebro. Tu que me mostraste Anthony and the Johnsons, Bohren und der club of Gore. Tu que me fizeste revisitar a autoestrada 61 de Bob Dylan. Tu que me ensinaste a ouvir Bossa Nova no teu Renault 5 quando estavas com coração destroçado e um sorriso grande que me fez perceber que a Bossa ampara o coração e ensina o amor quando nada mais consegue. E tu meu grande amigo desencontrado, que me fizeste pegar numa guitarra pela primeira vez, e me mostraste os Xutos, os Mão Morta, os Violent Femmes, os Joy Division, Os Velvet Underground, Tom Waits. E tu aí, que me mostraste aquela versão deliciosa do Paradise City... e tu, e tu, e tu... Todos pessoas que estão na minha pele, porque ela se acorda quando me lembro de vós. Tu que estás debaixo da minha pele em tinta preta, sinto tanto a tua falta em cada hora que passa...mas tenho os livros que me emprestaste e que leio como se passeasse pelo teu espírito, pelos planaltos do teu corpo, conduzindo a gôndola em riste numa Veneza de lágrimas, à descoberta de zonas de caça de luz, pelo cheiro, como um animal selvagem a descobrir uma cidade pela primeira vez.

Eu meço as pessoas pelas palavras e a música que elas me dão. Que elas me passam clandestinamente, como dealers de alívio e de gozo sublime. É o melhor indicador dao valor das pessoas, como tenho verificado durante estas 3 decadas e meia de errância pela vida.

O resto, o resto é entropia. Ruído, macaquice, pura estupidez, pequenice. O resto não vale a pena.


We've come a long long way together,
Through the hard times and the good,
I have to celebrate you baby,
I have to praise you like I should

http://www.youtube.com/watch?v=tFeoCLHi5e4


.

13 comments:

A. said...

como.vida 0.0.olhos d agua.os meus.

______________________________...


...trutina hermetis ?
3.0.inhas ?...cantam-te almas se assim for.

http://ask-im.blogspot.com/2007/01/30.html

(...aqui.os meus 3.4)
___________________________________
__________________________________
________________________________
_____________________________
__________________________
_______________________

"...knowing that you fall in love
once upon a town"...this one´s from the heart!"


"put your arms around me.""my little boy blue.""all the world's not round without you."

http://bp2.blogger.com/_JmudRMpMOak/RfWd1a3u9RI/AAAAAAAAA8Q/gGTA7Ss2VT8/s1600/Dali-Rose.jpg





i will take you home.
;)

obrigada________________________...

A. said...

"...i hope that the world turns and that things get better,and that one day people have roses again."
_________________________________
_________________________________

1.01 said...

Os meus também, água salgada.

E não é que estás mesmO na macedoniA???
Acabei de ver a tua entrada no meu contador.
Tu...
digressão? O quê desta vez?

O Resto vou deifrar depois, porque agora tenho que ir levar os SG ventil para a Pati e o "Interpretation of Murder" que já acabei.
...
}

"...Ugly things through my mind they have passed
She's scratching on my back 'if this boy believes me'
She leaves me, deceives me and takes those flowers just to please me.....
Rose don't mind where she been
She been blind
She been mine
All this time
She been kind
She been mine
She said: Thank you for the roses, for the roses (just to please me)
Thank you for the roses, for the roses(just to please me)
Thank you for the roses, for the roses(just to please me)
Thank you for the roses, for the roses(just to please me)
Thank you.

DEUS"

lauantai, huhtikuu 07, 2007 6:52:00 PM
Excluir

Nuno Torres said...
This comment has been removed by the author.
Nuno Torres said...
This comment has been removed by the author.
Nuno Torres said...
This comment has been removed by the author.
Nuno Torres said...

La tiranía del pudor es tal que una mujer apasionada se traiciona antes con los .."

Stendhal

:)

1.01 said...

Trutina hermetis...
As coisas labirínticas que tu me dás...!
I worship the labyrinth, in a raider way :)

X.tremely interessant

Duas coisas:

1)
"Concepção

Um dia, hà muitos anos, a minha mãe fez-me uma revelação ontológica. Disse-me que eu tinha sido concebido apenas porque o método contraceptivo dos "dias férteis” falhou; porque o meu óvulo se adiantou ao ciclo regular.

Ainda hoje estou estupefacto."
José Elias Nunes- Estórias Verdadeiras

1.01 said...

2)

"Ovídio Traduzido (traído)

Diz-se por aí que traduzir é trair.

Vejam-se estas duas traduções dos versos finais do prólogo, ou átrio, do Livro primeiro da Arte de Amar de Ovídio:

Cantaremos o amor que a lei não castiga, ou seja, as relações permitidas; o meu poema não apresentará nada que seja repreensível
Tradução de Célia Pestana

Eu só a quem é livre me dirijo:
apenas me dirijo a quem não tema os prazeres mais a furto concedidos…
não tem pois nenhum mal este poema
Tradução de Natália Correia e David Mourão Ferreira

É impressionante a disparidade antagónica das duas traduções. Podemos dizer que as traduções reflectem mais a posição moral de cada tradutor, do que o poema original. Libertinagem de Natalia Correia e Mourão Ferreira, moralismo de Célia Pestana.
Podemos dizer que os dois sentidos estão encerrados à partida no poema original, e que Ovídio jogou com os duplos sentidos do latim da época para passar duas mensagens simultâneas?

Poderiamos dizer que sem se cantar o amor moralista não pode encantar o amor proibido. E que sem os cantos do amor proibido o amor moralista não pode encantar?"

José Elias Nunes - O Armário de Eros

-----

Beijos gratos e labirinticos...
Deste-me mais uma entrada, uma saída.
:)
Y-est-çe
Y-est-çe
Y-est-çe.

Spiritchaser

"Olá...
http://i43.photobucket.com/albums/e377/0ponto0/ola10-a.jpg"

A. said...

________________________...olá.



(...só te dás verdadeiramente através dessa tua própria e tão doce loucura...)

...(e é só assim que se atravessa o mundo.)por isso, vale o que vale. e tanto. vale o que se é. vale o que se sabe. como vidro, claro, transparente e nítido...
que assim sejas então. tu.próprio.

...mas com tanta dor.


(...e respiras. Atravessas o amor,respirando. Como se o pensamento se rompesse com as estrelas brutas. Encostas a cara às barcas doces, maciças que gemem com as pontas da água. Encostas a dureza geral ao sofrimento. Encostas a cara para atravessar o amor...

É só assim que se atravessa o mundo.)








____________________________...
...melancolia como tristeza profunda. meu querido 3.3.

...olá.

A. said...

http://offtherecordblog.blogspot.com/2007/02/tom-model.html







(...so do it.)

1.01 said...

I will, I will, as soon as life offers the chance
again
because

http://www.radioblogclub.com/open/124236/marilyn_monroe_/Marilyn%20Monroe%20-%20Some%20like%20it%20hot

1.01 said...

e não não é verdade que

http://www.radioblogclub.com/open/15504/marilyn_monroe_/%28closing%29%20Marilyn%20Monroe%20-%20I%27m%20through%20with%20love

Nunca
the yoke, sweet yoke, to which i offer my neck

is waiting

*